Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
   

Fibromialgia e Pilates

Fibromialgia e Pilates: A fibromialgia é uma doença com dor musculo-esquelética crônica, que não apresenta gravidade, mas muuuito incômodo para os pacientes. Na Fibromialgia o alongamento diário é importante.

O Pilates trabalha bastante os movimentos do corpo e respiração, é uma forma de exercício para todo o corpo com bastante alongamento e fortalecimento da musculatura corporal. É um exercício ótimo para quem não gosta de musculação e precisa ganhar resistência muscular (Lembre-se que na maioria das doenças musculo-esqueléticas a diminuição de força e resistência muscular com contratutras é muito comum).

Portanto, o Pilates pode ser considerado um exercício para o corpo todo e para a mente. Importante para quem quiser realizar esse tipo de atividade, consultar seu médico e fazer um Pilates em estúdios com equipamentos especializados e profissionais especializados.


Comentários e perguntas:

Comentário #1 - Lupus

Gostaria de saber quais as atividades fisicas melhor para mim que tenho lupus. Posso fazer Pilates e hidroterapia?
Enviado por Carina em 15/07/2010
Resposta
Olá Carina,
as atividades físicas para quem tem lupus podem variar de acordo com a presença ou não de limitação funcional, mas lembre-se que é importante a prática de exercícios aeróbicos também.
Att, dra Suellen.
Respondido em 24/07/2010

Comentário #2 - Alergia a medicamentos

Boa noite, doutora!
Sinto muitas dores nas articulações do quadril, ombros, dedos das mãos, base dos dedos dos pés, às vezes nos joelhos e cotovelos. Ainda não tenho um diagnóstico médico. Minha preocupação é que sou alérgica a quase todos os medicamentos, dentre eles antiinflamatórios.Existe algum tratamento natural para as doenças reumáticas? Obrigada
Enviado por Virginia em 22/08/2010
Resposta
Olá Virgínia,
dependendo do seu diagnóstico, a acupuntura, exercícios podem ser tratamentos para ajudar sua dor. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #3 - Dor e depressão

olá tenho 24 anos e já tive problemas com reumatismo na minha adolescencia, mas fiquei boa, mas ultimamente tenho tido muitas dores no corpo(ombro, joelhos, pernas principalmente, só de tocar doi) e estou tendo dormencia todo dia, mãos, pernas, na face(orelha e boca) e uma dificuldade imensa pra dormir, qnd acordo parece que não dormi, vivo muito cansada, e percebi q ando muito depremida, sem ânimo para nada, pergunto pode ser fibriomalgia? qual especialidade médica procurar? obrigada.
Enviado por Joyce em 27/08/2010
Resposta
Olá Joyce.
para saber se você tem fibromialgia ou alguma outra doença reumática, você precisa consultar com um reumatologista,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 28/08/2010

Comentário #4 - Dores nas pernas sem conseguir ficar de pé

Minha sobrinha de nome Isabela há algum tempo vem sentindo dores de cabeça, passando varias vezes no medico falaram que pode ser sinusite ou a vista, na ultima vez que passou estava com dor de cabeça e a medica passou vantil, só que voltando pra casa dormiu e no dia seguinte não conseguiu ficar de pé. estamos desesperados.

eliane
Enviado por Eliane em 20/09/2010
Resposta
Olá Eliane,
ligue para o médico dela,
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/09/2010

Comentário #5 - Fibromialgia

boa noite Dra Suellen! eu tenho 14 anos e quero saber se eu tenho fibromialgia porque eu sinto muitas dores no corpo inteiro é muito dificil saber aonde é a dormais os lugares mais atingido sao os joelhos; os pés; a musculaçao e uma dor muito forte no estômago; tambem sinto pinicaçao no corpo como se fosse agulha furando e a carne do meu corpo treme costantemente e etc. no começo eu nao sentia tanta dor mais com o passar do tempo as dores foram piorando e hoje eu ja nao estou aguentando mais por favor me ajude! Que Deus te abençoi!
Enviado por Danielle em 15/11/2010
Resposta
Olá Danielle,
para um diagnóstico é preciso uma avaliação detalhada e exames para descartar outras doenças. Consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 18/11/2010

Comentário #6 - Fibromialgia

olá Dra Suellen, mais a fibromialgia pode causar envelhecimento e resecamento na pele. porque a minha pele esta ficando muito resecada e tambem esta aparecendo muitas manchas brancas como se fosse estria
Enviado por Danielle em 20/11/2010
Resposta
Olá Danielle,
isso não é pela fibromialgia. Fibromialgia é sensação de dor aumentada no corpo. Não ocorre lesão de pele, e em órgãos.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 21/11/2010

Comentário #7 - Dor fibromialgia

boa tarde!
Dra,sinto muitas dores na regial cervical ,com tonturas, ja fiz rm do cranio ,da cervical ,exames do labirinto, e todos não deram nada, ortopedista disse que pode ser fibromialgia, mas não passou nenhum remedio ou tratamento, pediu apenas que praticasse algum esposte. Vc acha que deveria passar em outro medico , ou devo ja começar algum esporte .
Enviado por Kelly em 06/12/2010
Resposta
Olá Kelly,
pode iniciar uma atividade física sem impacto (alongamento e hidroginástica), mas para avaliação quanto a fibromialgia, consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 06/12/2010

Comentário #8 - Dor nos braços

OLÁ,TRABALHO COMO FAXINEIRA,NUM PRÉDIO DE 600M2,CHEGO A VARRER DURANTE 5 HRAS SEM PARAR.HÁ UM ANO VENHO SENTINDO DORES NOS BRAÇOS,QUE PIORARAM MUITO ,HÁ OU-3 MESES ESTA DOR FICOU INSUPORTÁVEL,MÃOS,BRAÇOS COTOVELO,JOELHO,OMBROS,NUCA E CABEÇA.O MÉDICO TROCA DE REMÉDIOS E PARACE QUE NÃO TOMO NADA,ESTOU AFASTADA DO TRABALHO A UM MES E NÃO VEJO MELHORA,EXAMES DE SANGUE E REUMATISMO DERAM NORMAL.O QUE TENHO?
Enviado por Rosemeri em 31/01/2011
Resposta
Olá Rosemeri,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 03/02/2011

Comentário #9 - Perca de movimento

Dra. Estou perdendo movimentos dos dedos das mãos e quando passo muito tempo sentada doi muito para me levantar, meus joelhos estão inchados,assim como: pés e mãos. Fui ao médico e ele me disse que tenho fibromialgia, mas eu n acredito que seja isso, estou muito preocupada. Fiz vários exames que não deram nada. O que pode ser isso???
Enviado por Michelle em 08/02/2011
Resposta
Olá Michelle,
se seus exames estão normais, pode serr fibromialgia. Procure um reumatologista.
att, dra Suellen.
Respondido em 17/02/2011

Comentário #10 - Pinicação generalizada no corpo

Tenho uma sensação de quiemação e pinicação no corpo, como se fossem espinhos cravando na pele..a pele queima e pinica ao mesmo tempo, como se viessem ao meu encontro um vento de areias fina que pinica a pele, é terrivel fiz mtos exames e nada consta. O que pode ser, não tenho dores nas articulações e em nada! Tem a ver com fibronialgia ou outra doença. Me ajude por favor!
Enviado por Alessandra em 19/02/2011
Resposta
Olá Alessandra,
a sensação de dor, desconforto generalizada pode estar relacionada a fibromialgia, mas para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 22/02/2011

Comentário #11 - Dores nas juntas

sinto muitas dores nas juntas joelho dedos das mãos,e quando acordo sinto mais ainda,principalmente nas costelas,meus dedos das mãos até incham,queria saber se tem haver com depressão pois faço tratamento a 4 anos,também tenho alopecia areata,e tive vitiligo,quando dobro o joelho para sentar quando levanto doi bastante,obrigado pela atenção e peço que me mande a resposta por email,obrigado
Enviado por Nice em 02/03/2011
Resposta
Olá Nice.
dor pode ocorrer por vários motivos, para saber a causa, consulte um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #12 - Dores musculares.

Olá Doutora!!

Tenho 37 anos e descobri que tenho fibromialgia aos 33 .Sinto dores horríveis na região do musculo trapézio, predominante no lado esquerdo, sinto uma pressão, como se estivesse sempre carregando algum peso.

Qual a melhor atividade? Pilates ou hidroginástica? Posso aliar os dois?


Obrigada!!!



LUCIANA
Enviado por Luciana em 03/03/2011
Resposta
Olá Luciana,
a hidroginástica pode ser o exercício mais indicado para a fibromialgia e se fizer bastante alongamento (pilates) pode ajudar ainda mais,
Att, dra Suellen.
Respondido em 09/03/2011

Comentário #13 - Boa tarde dotora meu nome é lúcia

Boa tarde dotora meu nome é Lúcia tenho 43 anos, eu ja tive uveíte, tem menos de quinze dias que fiz uma cirugia da atm no maxilar esquerdo e estou sofrendo muito com o meu joelho direito, eu sinto essa dor a mais de 2 anos, mas de um mês pra car ele estar doendo direto e inçando a minha perna toda inclusive o meu pé. Tenho também muita dor na região lombar, ao sentar ao levantar gostaria de saber se todos esses problemas tem alguma ligação e qual médico devo procurar? Muito obrigada aguardo resposta anciosa.
Enviado por Lúcia em 10/03/2011
Resposta
Olá Lúcia,
sugiro que consulte um reumatologista, pois é necessário avaliar se tudo isso faz parte de uma mesma doença.
Att, dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #14 - Dor nos pés

sempre trabalhei em pé mas de usn tenpos para cá tenho sentido muintas dores nos pés, cando me levanto ando como uma corcunda, só depois melhora.
será que é por causa da fibromialgia?espero resposra muito obrigada
Enviado por Zilma em 12/03/2011
Resposta
Olá Zilma,
pode ser por causa da fibromialgia, calçado, mas para melhor avaliação, consulte um reumatologista.
Dra Suellen.
Respondido em 18/03/2011

Comentário #15 - Pinicaçao nos pes e maos, nevralgia no corpo todo e coraçao acelerado

DOUTOR, bom dia de um tempo pra ca venho sentindo sensações horriveis, minha pressao sobe, sinto dor no corpo todo, pinicaçao nos pes e maos, taquicardia e quando vou ao medico eles me passam calmante, já fui até ao cardiologista e ele me passa calmante, o que faço, o que pode ser.
Enviado por Janick em 17/03/2011
Resposta
Olá Janick,
para melhor avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista.
att, dra Suellen
Respondido em 18/03/2011

Comentário #16 - Fibromialgia.

Parabéns p/trabalho de esclarecimento ao publico, principalmente sobre esta sindrome que tráz tantas duvidas e sofrimento a quem a tem assim como a toda familia.Eu tenho fibromialgia e só comecei a sentir melhora quando mudei radicalmente minha qualidade de vida, quando entendi que eu sou mais importante que meu trabalho e todo resto. Consegui sair da crise com um ano depois do diagnóstico com a ajuda de vários médicos psiquiatra, reumatologista, ortopedista e psicólogo 2:00 hs de academia 3x semana.Que Deus abençoe a todos os médicos...




de



Enviado por Lidia em 23/03/2011
Resposta
Parabéns Lidia, pela sua recuperação. O melhora da qualidade de vida (geral) é muito importante para a melhora.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #17 - Doença diaginosticada

Bom dia doutora minha mãe tem 47 anos e ja foi diaginosticada a doença a dois anos,porem estamos enfrentando muita dificuldade pois as dores dela são muito intensa demoram dias para passar.
os medicos estão ministrando derivados de morfina nela e ja não tira a dor,um dos medicos ja chegou a falar de cancer porem ja foram feitos varios exames sem detectar nada.è normal da doença ou não, preciso urgente de ajuda pois ela esta sofrendo demais.Vc poderia sei la me dizer se existe algum hospital que seja especializado nesta doença o que posso fazer por favor muito obrigada.
Enviado por Katia em 29/03/2011
Resposta
Olá Katia'
a fibromialgia é complicada e precisa ser avaliada por um reumatologista, exames normais. O tratamento deve envolver distúrbio de sono e emocional.
Att, dra Suellen.
Respondido em 05/04/2011

Comentário #18 - Ant ss-b (lla) positivo

Boa tarde Dra., fiz vários exames e deram normais (Hemograma, VHS, Anticoagulante lupico, Creatinina, potassio, sodio,, prot. C reativa, Clearence de Creatinina, C3, cardiolipina IgM, IGG, anti-DNA, anti-RNP, anti-SM, anti-SSA (RO), o anti SS-B (LA) deu 22,9 e o FAN 1/320. Tenho dores terríveis nas costas, planta dos pés, articulações dos joelhos, nas arculações das mãos as dores tem sido mais amenas, estou com erupções e vermelhidão na face (formato borboleta), e minha visão anda meio desfocada como se houvesse uma sombra quando olho para as coisas, é como se elas fossem se dupllicar mas ficam apenas sobrepostas de forma indefinida, há a imagem norm
Enviado por Maria em 07/04/2011
Resposta
Olá Maria
sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação do quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 12/04/2011

Comentário #19 - Presciso de um diagnostico

faco tratamento de politendinite nas articulacao ha 5anos alem das dores costantes sinto pinicacao na junta do qudril com a perna gostaria de saber se tem a ver com a doenca ja existente
Enviado por Neia em 18/04/2011
Resposta
Olá Neia,
o quadro de dor no quadril deve ser avaliado por um especialista para diferenciar as causas: articular, tendão, bursa...
Att, dra Suellen.
Respondido em 02/05/2011

Comentário #20 - Tenho dermatopolimiosite

ola Dr. tive dermatopolimiosite a 4 anos atras estou praticando aula de jump, estou tendo muita dores muscular e estou em varios exercicios tendo um poucod e dificuldade . É recomentado jump pra quem tem esse tipo de doença ou não..
Enviado por Andressa em 04/05/2011
Resposta
Olá Andressa,
você pode iniciar com exercícios de menor impacto.
att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #21 - Dor forte na barriga.

Bom dia, td bem?
Fiquei e estou muito preocupado.
Ontem fazendo musculação, eu já havia ido p a academia com um pouco de dor do lado direito da minha barriga, na parte de baixo (próx. da cintura já).
Mas não era uma dor constante, fui msm assim, fiz peito e depois tríceps, (o que força um pouco a barriga), derrepende qdo fui fazer aquele exerc. que dobra a coluna p frente e joga os braços p trás (acho que se chama \"coice\", para trabalhar o tríceps) a dor foi tão intensa, uma dor como se fosse uma cãimbra ou um nó no estômago, que fui obrigado a cair no chão de dor, fiquei ali agachado quase de joelhos, por bons minutos, respir
Enviado por Wagner em 06/05/2011
Resposta
consulte um médico.
att, dra Suellen.
Respondido em 11/05/2011

Comentário #22 - Dores

Olá...boa tarde!
Dra...ha uns dois meses sinto muitas dores no corpo..braço..costas...pernas...colo...tudo..não posso nem relar...coloco roupa para ir trabalhar na \"marra\" porque dá a impressão que está tudo machucando...
já fiz exame para tireoide e não deu nada...fiz também Eletro neuro Miografia dos 4 membros e não deu nada...
um dia estou bem...e no outro já amanheço com muitas dores..e fico dias sem dormir de tta dor...
Preciso ao menos de uma luz...já fui a um clinico geral..neurologista....
será q isso é Fibromialgia..
desde já agradeço sua atenção...
Enviado por Michell em 09/06/2011
Resposta
Olá Michell,
para avaliação de seu quadro, sugiro que consulte um reumatologista para diagnóstico e tratamento.
Att, dra Suellen.
Respondido em 13/06/2011

Comentário #23 - Formigamento e dores na perna (coxa)

Fiz um movimento brusco e distendí minha perna direita. Sentí uma dor violenta, fui para o PS e tomei decadron dipirona , tramal com soro na veia e voltaren. Tomei também Paco, lisador e Ultracet. Já fiz fisioterapia, acupuntura e fui ao massagista. Tenho feito compressas quentes, passado gel, nada resolve. Sinto formigamento na parte frontal e direita da coxa, com pinicação e dor. Os médicos acham que pode ser hérnia de disco ou nervo ciático. Procede? O que eu devo fazer? Obrigada
Enviado por Angela em 04/07/2011
Resposta
Olá Angela,
o quadro pode ter sido mais que uma distensão. Continue sua investigação.
Att, dra Suellen.
Respondido em 07/07/2011

Comentário #24 - Sinto as vezes dores parecidas

ja fiz um exame q deu oresultado de 330ui/ml observaçao e minha esposa q tem esses problemas q devemos fazer?
Enviado por Incoes em 15/07/2011
Resposta
Olá,
para avaliação do quadro, sugiro que consultem um reumatologista.
att, dra Suellen.
Respondido em 19/07/2011

Comentário #25 - Duvidas

olá doutora, a seis meses faço uma hora de pilates e depois uma hora de hidroginastica, vou andando e gasto 40 minutos, eu adoro tudo isso, mais li uma materi que mi deixou com medo de continua.A materia dizia que que faz exercicio de longa duraçao e o coraçao esta em movimento muito pode ter serios problemas de saude como: infarto, avc e outros.
nao gostaria de deixar nenhuma desse atividades mais tenho medo, a minha duvida se isso for verdade tambem é valido para o pilates e hidro q é uma atividade mais leve mesmo levando em consideraçao oa 40mt q ando
Enviado por Francisca em 21/07/2011
Resposta
Olá Francisca,
Pode alternar suas atividades, do que fazer todas no mesmo dia. Mas para assegurar que está em boas condições cardiovasculares, consulte um cardiologista.
Att, Dra Suellen.
Respondido em 22/07/2011

Comentário #26 - Dor no peito

Olá doutora,quando eu abaixo pra pegar algo e levanto rapido,dó na direção do tórax,o que pode ser?

Obrigado
Enviado por Alexandre em 01/09/2011
Resposta
Olá Alexandre,
difícil saber o que é. Para melhor avaliação é necessário consulta com reumatologista.
Att,dra Suellen.
Respondido em 02/09/2011

Comentário #27 - Coceira no pescoço

Boa tarde,Doutora!Estou cansada de tantos médicos e nenhum deles descobre o que tenho.Minha sobrancelhas começou a cair e junto uma coceira no pescoço,mais tarde apareceram manchas roses no corpo(mancha roseda e dentro cor da pele e escama)não sumiu totalmente e agora estou com o corpo pinicando como se algo me modesse e o meu pescoço coça constantemente.,não sei mais que médico recorrer>Me ajude por favor.Abraços .Claudine
Enviado por Claudine em 29/09/2011
Resposta
Olá Claudine,
sugiro que vá a um dermatologista para que inicie a investigação de seu quadro.
att, dra Suellen.
Respondido em 30/09/2011

Comentário #28 - Dores nas articulações dos dois joelhos

Sinto dores nos dois joelhos! Sei que há uma inflamação, pois quando tomo FLEXALGIN, e aí com dois comprimidos em 12 horas, volta até jogar bola !
Mas, quando acaba o efeito, parece que estou com 200 anos !!
Não tenho forças para descer degraus, pois, sinto medo de falta de forças!
Enviado por Carlos em 20/10/2011
Resposta
Olá Carlos,
devido ao caso descrito, sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação,
Att, dra Suellen
Respondido em 27/10/2011

Comentário #29 - Cinto dor nos muscúlos

dor nas pernas como se tivesse furando as pernas
Enviado por Maria em 17/11/2011
Resposta
Olá Maria,
consulte um reumatologista para melhor avaliação do quadro.
Att, dra Suellen.
Respondido em 01/12/2011

Comentário #30 - Lúpus..

Boa noite dra.Minha reumatologista pediu o exame anti núcleo...o fan deu positivo, mas os reangentes deu negativos....ela me disse que tenho Lupus e não tenho ao mesmo tempo e para mim não se preocupar,faz mais ou menos uns tres anos,mas sempre tive dores musculares e diziam é fibromialgia,tratei sempre tomando antidepressivos e relaxantes musculares..agora de uns dois meses para cá as dores aumentaram,sinto como uma febre ,mas não tenho,a cabeça fica meio zonza me sinto muito mal estou muito preocupada,estou fazendo novamente outro exame do lupus e dos rins...no outro exame deu lupus erimatoso...por favor me oriente,,estou pensando em me consultar com a dra...obrigada..
Enviado por Iolanda em 29/02/2012
Resposta
Olá Iolanda,
Se a dor está piorando, consulte um reumatologista.
Att, dra suellen.
Respondido em 08/03/2012

Comentário #31 - Condrite costal

Cara Doutora,
Tenho muitas dores bem localizadas, do lado direito, tendo sido pré-diagnosticada como Condrite Costal na Costela Direita.
Gostaria de saber qual a especialidade médica que posso procurar e quais os tratamentos adequados.
Grata

Roseli
Enviado por Roseli em 14/03/2012
Resposta
Olá Roseli,
pode consultar reumatologista ou ortopedista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 27/03/2012

Comentário #32 - Dores

Drª tenho dores horríveis nas juntas, com dor no estomago, os médicos dizem fribromialgia, não aguento mais.









Enviado por Raquel em 28/04/2012
Resposta
Olá Raquel,
para melhor avaliação para fibromialgia é necessário ir a um reumatologista.
Att, dra Suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #33 - Pinicação nas pernas

Oi Dra. Suellen, tudo bem ? Estou com o problema da pinicação logo após o banho, mas só na parte inferior. É uma coisa chata, incomoda, dura uns 5 minutos. Já estou completando 60 anos, já tive isto no passado, quando era jovem, toda vez que molhada o corpo, nadando ou tomando banho aparecia assim que enxugava o corpo, mas é só nas pernas e um ou outro lugar no bumbum. Tenho espondilite, faço tratamento a vários anos, está sob controle. Aguardo contato, obrigado.
Enviado por Paulo em 03/05/2012
Resposta
Olá Paulo.
essa alteração pode não ter relação com a espondilite, visto que está controlada (no relato) e que não é sintoma comum na doença. Procure um especialista, ou converse com seu médico.
Att, dra suellen.
Respondido em 08/05/2012

Comentário #34 - Dor no corpo, queimo é coceira me ajuder ,passei por vários médico o exame do fan deu positivo núncleo, e placa met

já não aguento mais, doi coçar a pele ,costas pernas ,rosto será que é lupus?
Enviado por Michele em 08/11/2012
Resposta
Olá Michele,
não é possível diagnosticar lupus apenas com os sintomas. Sugiro que consulte um reumatologista para melhor avaliação.
Att, Dra suellen.
Respondido em 20/11/2012

Comentário #35 - Fibromialgia

Sinto muitas dores no corpo todo começando pelo pescoço. uma dor que tepuxa todo o meu rosto. Agora estou com tonteira. Ja fui ao réumatologista foi todos os exames e me diagndiagnosticou com fibromialgia. Passou miosam que acelera meu coração .eu tomo 1mg de rivotril pq me tremo toda lado direito.pwrnas inquietas. E tb fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico pela neuro. Agora to com pressao alta tomando atenolo de 25. O que eu poço fazer pra amenizar essa dor inauportavwl no meu pescoço que repuxa meu rosto?
Enviado por Elaine em 13/04/2015

Escreva sua dúvida para Doutora ou comente o texto:










Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos, n° 455, Sala 1603

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.